A idéia de criar pontes entre diversas áreas do conhecimento e trazer resultados para a sociedade é um tanto quanto fundamental e desafiante na ciência. Estreitar relações entre engenharia e medicina é um dos objetivos do PhD no programa de Health Sciences and Technology Harvard-MIT ("Ciências da Saúde e Tecnologia Harvard-MIT").
Os alunos de PhD do HST Program tem experiências na sala-de-aula, nos laboratórios e nos hospitais de Boston. Uma grande idéia para motivar a inovação e pesquisas focadas em problemas reais de pacientes e de saúde da comunidade.
Os principais objetivos do programa são: explorar os princípios fundamentais das doenças; descobrir novos fármacos e instrumentos para amenizar o sofrimento humano; treinar a próxima geração de cientistas, médicos e engenheiros a fazerem o mesmo.
O programa Health Sciences and Technology foi criado em 1970 quando a Harvard Medical School e o MIT decidiram unir forças para a criação de oportunidades para estudantes e professores obterem a "dupla-cidadania" entre as Instituições.
Bom, talvez integrar escolas de engenharia e de medicina para valer (com cursos compartilhados de graduação e de pós-graduação) seja algo que gere bons frutos para o Brasil. Talvez a USP possa começar com essa revolução.
Salve, Lucas, estou adorando o blog.
ResponderExcluirA idea de 'dupla cidadania' como a que voce descreveu nao e nova dentro da nossa propria instituicao. O meu colega da 68, Koichi Sameshima, veio para a nossa faculdade depois de cursar na Poli. Tivemos essa conversa anos atras quando ainda eramos estudantes e ele tinha essa idea de combinar os seu conhecimento de engenharia para desenvolver tecnologias aplicaveis nas areas de pesquisa e de tratamentos medicos. O que faltava na epoca era um duplo grau - nos EUA eh conhecido como double degree, no mesmo molde das residencias que combinam mais de uma especializacao.
Parabens aos nossos alunos!
Happy Thanksgiving........Cheers........./Cristina