Parcerias entre Pesquisadores e Laboratórios de Pesquisa - Diário de Viagem de um Estudante em Boston
sexta-feira, 29 de julho de 2011
Oportunidades para estudantes da USP em 2012
É com grande satisfação que nosso grupo comunica que o processo de inscrição para a turma 2012 deste intercâmbio já teve início!
Os alunos interessados devem submeter a ficha de inscrição online até dia 15 de Agosto!
Para mais informações:
http://www.drclas.harvard.edu/brazil/fmusp2012
Design de experimentos
Nos últimos dias aqui no laboratório, nosso grupo de pesquisa esteve envolvido no design dos próximos experimentos. Estamos interessados em estudar zinco e seus efeitos no organismo, principalmente seu possível efeito tóxico.
Imagine que você tome um medicamento recomendado para tratamento de doenças relacionadas ao olho. No entanto, imagine que a maior parte do medicamento vá parar não no olho mas em outros orgãos, com o potencial de causar algum efeito tóxico. São esses tipos de efeitos que estamos estudando.
E o interessante de participar do processo de planejamento dos experimentos é que o design da estrutura inclui as mais diferentes variáveis a serem pensadas. No final, como em qualquer outra área, escolhas incluem prós e contras e decidir entre elas é o desafio para obter os resultados desejados e responder as perguntas mais relevantes.
Como na pintura "Perspicacity" de Magritte, a idéia é ter uma visão perspectiva de longo prazo.
terça-feira, 26 de julho de 2011
Boston Teams - paixão pelo esporte.
Aqui em Boston, algo que é notável é a paixão pelos times. Da mesma forma que o futebol é nossa paixão nacional, o pessoal aqui também é apaixonado. Entretanto, ao invés de apenas um grande esporte, aqui em Boston há cinco grandes paixões:
Basquete: Boston Celtics.
A arena do “Celtics” é o TD Garden aqui em Boston.
Hóquei no gelo: Boston Bruins.
A arena do “Bruins” também é o TD Garden.
Futebol americano: New England Patriots.
A arena do “The Pats” é o Gillete Stadium em Foxborough, em Massachussets.
Futebol: New England Revolution.
A arena do “Revs” também é o Gillete Stadium.
Basebol: Boston Redsox.
A arena do “Redsox” é o Fenway Park Stadium aqui em Boston (perto de onde estamos morando).
Um dos eventos interessantes por aqui foi a vitória do Bruins neste ano, na Stanley Cup. O Boston Bruins derrotou o Vancouver Canucks neste ano, a primeira Stanley Cup desde 1972! Durante a noite começou uma grande festa nas ruas, parecida com final de copa do mundo no Brasil (quando a gente ganha!). A temperatura estava baixa, afinal, era hóquei no gelo, mas o pessoal estava em alegria tropical.
domingo, 24 de julho de 2011
Dia-a-dia em Boston - lavando as roupas.
Além do cotidiano de pesquisa na faculdade, as atividades continuam em casa, dentre elas, lavar a roupa.
Aqui no apartamento não há tanque ou máquina de lavar dentro do apartamento (estranho, não?). As máquinas de lavar são para todo mundo do prédio e ficam em uma sala no sub-solo. Para lavar, cada pessoa tem que ter um cartão e pagar por lavagem ou secagem.
Para os intercambiários dos próximos anos que vierem para Boston: vão se preparando para arregaçar as mangas...
Grande abraço,
Lucas
sábado, 23 de julho de 2011
sexta-feira, 22 de julho de 2011
Cambridge Harvard Shuttle - M2
Assim como na USP em São Paulo, o campus principal da Havard, com os mais diversos cursos, fica distante da Harvard Medical School e do complexo hospitalar. O campus principal fica em Cambridge no Harvard Square (A), e a Medical School e os hospitais ficam em Boston, na Lonngwood Medical Area (B).
E qual a maneira mais fácil de se transportar entre Harvard Quare e Longwood Medical Area? Há diversas formas: bicicleta, carro, ônibus, helicóptero, dirigível... Mas a mais em conta, com certeza é através do Shuttle M2.
O Shuttle M2 é um ônibus que faz o trajeto "Harvard Quare - MIT - Harvard Medical School" e vice-versa. O mais legal é que o sistema já está pago na Tuition para Harvard, ou seja, é só apresentar a carteirinha de estudante de Harvard ou MIT e beleza!
O bom daqui é que os ônibus têm ar-condicionado! Isso mesmo, qualquer ônibus público aqui em Boston tem ar-condicionado!
Fica o site de horários para o Shuttle M2 aqui em Boston. Como se pode ver, a frequência de ônibus é muito boa, o que torna o trajeto eficiente e contorna um pouco o desafio de comunicar duas partes da mesma universidade. Nada do traumatizante "Butantã-USP", aqui o negócio é Shuttle M2.
quinta-feira, 21 de julho de 2011
Fratura de clavícula "pulando de pára-quedas"...
O funcionamento do sistema de saúde é algo extremamente interessante, e aqui em Boston há diversas oportunidades para aprender sobre o tema através de aulas, livros e palestras. Mas um dos maiores aprendizados aconteceu em Junho: conhecer o sistema de saúde na prática!
Respondendo ao comentário do Miguel de São Carlos, que perguntou sobre a tipóia que tive que usar para o braço: fraturei a clavícula esquerda! A radiografia acima foi tirada logo após a lesão.
História em maiores detalhes:
Versão 1 - estava pulando de pára-quedas junto com uma menina, mas o pára-quedas dela não abriu e tive que acabar oferecendo o meu durante a queda. Foi difícil coordenar os movimentos, mas consegui salvá-la no final, ainda que com uma clavícula fraturada.
Versão 2 - estava indo alugar um livro na biblioteca e no caminho sofri um acidente de bicicleta em frente ao MIT. Cara, doeu pra caramba...
Pois é, esse negócio de correr atrás de um livro pode ser perigoso... O que fiquei maluco: a bicicleta está intacta! E eu fiquei quebrado.
Quanto ao sistema de saúde, foi um grande aprendizado. Estava sem celular na ocasião e uma pessoa na rua telefonou para a ambulância. Fui imobilizado com colar cervical, maca, oxigênio. O atendimento durou cerca de uma hora no Massachussets General Hospital aqui em Boston.
Tudo acabou bem e agora estou bem melhor, ainda que esteja me recuperando e não possa nadar ou me exercitar: o que durante o verão é um desafio....
Mas foi interessante a experiência como paciente em um país estrangeiro. Algo que foi diferente: logo na entrada do pronto socorro recebi uma pergunta inusitada da atendente - “Em qual idioma você gostaria de ser atendido?”.
Quase que respondi - “Sânscrito”...
O que não foi nada interssante foi a carta que a empresa de ambulância mandou: $ 1306,00 (mil e trezentos dólares). Esse custo foi cobrado devido aos DEZ minutos dentro da ambulância entre o MIT e o Massachussets General Hospital.
A lição para as pessoas, se você vier para os Estados Unidos, venha com seguro saúde! O seguro pagou a ambulância integralmente! Já a lição para o sistema de saúde: provavelmente para alguns pacientes, seria mais adequado um taxi...
Grande abraço (com um dos braços apenas...),
Lucas
quarta-feira, 20 de julho de 2011
Uma família muito, muito especial!
Uma coisa tenho certeza, tenho a sorte de ter uma família muito, muito especial!
Um dos grandes desafios de qualquer viagem longa ou de intercâmbio é a distância da família e dos amigos. As pessoas do Brasil fazem muita falta!
Bom, a contraparte das boas experiências de qualquer intercâmbio é perder momentos importantes com os amigos ou com a família, mas afinal, ninguém pode estar em dois lugares ao mesmo tempo, não é? Era isso o que eu pensava até a semana passada...
Minha “priminha” Kátia e o Thiago se casaram em São Carlos na última sexta-feira e infelizmente não pude ir na celebração e comemoração do casamento, mas por mais incrível que pareça, eu estava lá!
A minha família fez um “totem” com uma foto que tirei aqui em Boston, dá pra acreditar? Até agora não estou acreditando, mas as fotos estão aí para confirmar. O mais engraçado é que nenhuma das fotos é Photoshop ou montagem... Eles imprimiram uma cópia grande de uma foto e levaram para a festa!
Caramba, além de boas risadas no Brasil e em Boston, esse negócio me deixou com mais saudades! Como ficou claro, tenho a sorte de ter uma família muito, muito especial...
Bom, a contraparte das boas experiências de qualquer intercâmbio é perder momentos importantes com os amigos ou com a família, mas afinal, ninguém pode estar em dois lugares ao mesmo tempo, não é? Era isso o que eu pensava até a semana passada...
Minha “priminha” Kátia e o Thiago se casaram em São Carlos na última sexta-feira e infelizmente não pude ir na celebração e comemoração do casamento, mas por mais incrível que pareça, eu estava lá!
A minha família fez um “totem” com uma foto que tirei aqui em Boston, dá pra acreditar? Até agora não estou acreditando, mas as fotos estão aí para confirmar. O mais engraçado é que nenhuma das fotos é Photoshop ou montagem... Eles imprimiram uma cópia grande de uma foto e levaram para a festa!
Caramba, além de boas risadas no Brasil e em Boston, esse negócio me deixou com mais saudades! Como ficou claro, tenho a sorte de ter uma família muito, muito especial...
terça-feira, 19 de julho de 2011
Domingo em Essex
Tive muita sorte de pesquisar com um baita de um professor! Lições tanto de pesquisa como de vida, Joe Brain tem sido um grande exemplo para mim. Além disso, a saudade faz com que ele me lembre meu avô Octávio, que também era uma pessoa muito especial.
No Domingo, Joe e sua esposa, Judy, fizeram uma confraternização na casa de campo deles em Essex, que fica localizada a cerca de uma hora daqui de Boston.
Foi uma ótima oportunidade para conhecer pesquisadores daqui da Harvard e aproveitar a paisagem, que é fantástica: há um grande lago atrás da casa e a água aqui no verão está em uma temperatura ótima!
sábado, 16 de julho de 2011
Depoimentos de estudantes - experiências de intercâmbio.
Qualquer intercâmbio proporciona diversas oportunidades de aprendizado: contato com língua extrangeira, com uma cultura diferente e com muitas, muitas pessoas!
Ainda que haja uma mesma estrutura de intercâmbio, única para os vários estudantes, normalmente os intercâmbio universitários proporcionam diversas experiências que são dependentes de cada pessoa, de suas preferências e da iniciativa de cada um.
Seguem dois vídeos que procuram ajudar na decisão de quem está pensando em participar deste intercâmbio. O Fernando Ezquerro e o Lucas Chen são amigos desde o início da faculdade e agora aqui em Boston, dividimos apartamento juntos. Segue um pouco da experiência deles por aqui:
sexta-feira, 15 de julho de 2011
Oportunidades em 2012
Respondendo algumas questões sobre o nosso programa de intercâmbio de alunos da USP:
Seleção de alunos - Como o nosso Programa de Intercâmbio apresenta mais gente interessada do que vagas disponíveis, é natural haver processo de seleção. Sobre os detalhes do processo, haverá notificação aos alunos interessados. A fonte de informações oficiais é o site do escritório da Harvard:
http://www.drclas.harvard.edu/brazil/fmusp
Prazos - Quanto às datas de entrega de formulários, é necessário que os alunos preparem documentação para passaporte e vistos com antecedència de alguns meses antes da viagem. Por isso o escritório da Harvard coloca prazos de entrega para esses itens. É interessante lembrar que é no segundo semestre que "as coisas acontecem" para o nosso programa de intercâmbio. Os alunos e alunas interessados receberão as informações sobre o processo.
Informações oficiais - Para informações oficiais sobre o intercâmbio, é importante lembrar que a melhor fonte na internet é o site do David Rockefeller Center for Latin America Studies:
http://www.drclas.harvard.edu/brazil/fmusp
Grande abraço,
Lucas
Seleção de alunos - Como o nosso Programa de Intercâmbio apresenta mais gente interessada do que vagas disponíveis, é natural haver processo de seleção. Sobre os detalhes do processo, haverá notificação aos alunos interessados. A fonte de informações oficiais é o site do escritório da Harvard:
http://www.drclas.harvard.edu/brazil/fmusp
Prazos - Quanto às datas de entrega de formulários, é necessário que os alunos preparem documentação para passaporte e vistos com antecedència de alguns meses antes da viagem. Por isso o escritório da Harvard coloca prazos de entrega para esses itens. É interessante lembrar que é no segundo semestre que "as coisas acontecem" para o nosso programa de intercâmbio. Os alunos e alunas interessados receberão as informações sobre o processo.
Informações oficiais - Para informações oficiais sobre o intercâmbio, é importante lembrar que a melhor fonte na internet é o site do David Rockefeller Center for Latin America Studies:
http://www.drclas.harvard.edu/brazil/fmusp
Grande abraço,
Lucas
quarta-feira, 13 de julho de 2011
Pesquisando em Boston em 2012
Link para PDF apresentando os pesquisadores que proporcionarão oportunidades de pesquisa para estudantes de medicina da USP em 2012:
Opportunities at Harvard
Em breve mais novidades sobre datas para processo de seleção e documentações.
Grande abraço a todos,
Lucas
Para visitar site o oficial do programa:
http://www.drclas.harvard.edu/brazil/fmusp
segunda-feira, 11 de julho de 2011
Oportunidades em Harvard para estudantes de medicina da USP.
É com grande felicidade que nosso grupo de estudantes comunica que nosso programa de intercâmbio está cada vez melhor!
Segue link para o Documento que descreve as oportunidades para os alunos de medicina da USP em 2012:
Clique aqui para fazer download do PDF "Opportunities at Harvard"
A expectativa para formação do grupo de 2012 é grande!
Juntos podemos ajudar a construir um Brasil número 1!
sábado, 9 de julho de 2011
Sistema de Ensino - Harvard Summer School
Estudar por aqui é uma atividade bastante motivante! Algumas diferenças ficam claras ao se comparar o sistema de ensino americano e o brasileiro no nível da graduação.
Dentre as diferenças destacam-se três: 1. valorização do estudo de casos; 2. intensa participação dos alunos; 3. papel dos professores como facilitadores do aprendizado.
1. Estudos de caso - na Harvard Summer School, por exemplo, vários cursos incluem em seu cronograma diversos estudos de caso, que consistem em análises de empresas, instituições, governo e pessoas que passaram por situações relacionadas àquelas estudadas na teoria.
Por exemplo, em uma das aulas sobre inovação, um dos casos em estudo foi o da "reinvenção do circo" pelo Cirque du Soleil; em outra aula, sobre estratégia, um dos casos foi o da criação do Wal*Mart por Sam Waltom.
Um ponto interessante é que tal estrutura de estudo de caso exige que os alunos se preparem antecipadamente para discussão dos casos, o que torna o processo de aprendizado bastante ativo.
2. Participação dos alunos - é muito interessante o conceito que o pessoal tem de aula por aqui: falar o que você pensa, o que entendeu do assunto e perguntar é super bem-vindo pelos professores! Os alunos normalmente acabam indo para a aula mais para trocar uma idéia e discutirem o assunto do que para ouvirem conteúdo.
3. Papel dos professores como facilitadores - os professores, de uma forma geral, valorizam bastante a opinião e as diferentes visões dos alunos, e abrem as aulas para discussões. Assim, eles criam um ambiente de debate, deixando o discurso teórico sobre o conteúdo em segundo plano, valorizando a conversa.
Mas as aulas não são 100% nessa estrutura. Claro que por aqui também há as tradicionais aulas com os alunos sentados ouvindo e os professores discursando sobre a teoria. Mas isso depende da matéria e dos cursos em questão. Sempre que já exista base teórica para discussão, os professores tendem a abordar os temas valorizando o debate.
O mais interessante é que essa estrutura motiva os alunos a buscarem conhecimento e coloca o professor não como detentor do conhecimento, mas como facilitador do aprendizado.
Várias instituições no Brasil adotam elementos dessa estrutura de ensino focada no estudo de caso, valorização do aluno e professores como facilitadores. O legal de Boston é que essa estrutura está no sangue.
quinta-feira, 7 de julho de 2011
4 de Julho, Boston
No feriado de quatro de julho, a comemoração foi muito boa. Dentre várias atrações, 20 minutos de fogos, muito bom!
quarta-feira, 6 de julho de 2011
Aquecimento - Fogos de artifício em Boston no 4 de Julho
Quatro de Julho é dia da Independência aqui nos Estados Unidos. Em Boston, para nossa sorte, ocorre uma das comemorações mais tradicionais.
O evento começa de manhã quando gente de todos os lugares vem para as margens do Charles River para reservar um lugar para assistir a queima de fogos à noite.
Aqui está o vídeo dos fogos. Mas fique tranqüilo, esse vídeo é do aquecimento...
O evento começa de manhã quando gente de todos os lugares vem para as margens do Charles River para reservar um lugar para assistir a queima de fogos à noite.
Aqui está o vídeo dos fogos. Mas fique tranqüilo, esse vídeo é do aquecimento...
sábado, 2 de julho de 2011
4 de Julho - Comemoração Independência dos EUA
A próxima segunda-feira promete aqui em Boston, será 4 de Julho, dia da independência dos Estados Unidos. E haverá bastante comemoração!
Haverá shows e queima de fogos ao lado do Chales River (rio que passa pela cidade). Vamos ver, a expectativa que o pessoal de Boston está criando é grande!
http://www.july4th.org/2011_Program/Event_Schedule/
sexta-feira, 1 de julho de 2011
Sábado no Harvard Yard
O verão chegou em Boston!
Agora está maravilhoso aproveitar os finais-de-semana por aqui!
No último Sábado, por exemplo, juntamos parte do grupo para trocar uma idéia no Harvard Yard (fotos)!
É muito bom poder curtir a boa temperatura, pois sabemos que daqui um tempo o frio estará de volta...
Assinar:
Postagens (Atom)