Na quinta-feira da semana passada, o professor Atul Gawande, Harvard Medical School, deu um discurso fantástico!
O discurso abordou diversos temas da relação médico paciente e enfocou principalmente os desafios de formação de estudantes. Dentre diversos comentários, o professor relatou que os alunos são educados para atuar como "cowboys" enquanto os pacientes demandam "pit crews". Ou seja, os alunos são educados para atuar individualmente enquanto a demanda atual é por "medicina praticada em equipe".
O discurso foi muito bom. Ficou claro que os alunos daqui da Harvard Medical School estão buscando esse trabalho em equipe através de formação complementar: cerca de 20% dos estudantes formados neste ano obtiveram não só o diploma em Medicina, como também diplomas paralelos em Saúde Pública, Administração, Engenharia e Tecnologia da Informação.
E o mais fantástico daqui: a Universidade apoia e facilita a interrelação entre os cursos e o "cross registration"(cursar disciplinas em departamentos de outras faculdades).
Aqui na Harvard Medical School, o aluno de medicina pode optar por ter diplomação dupla, uma em medicina e outra em outra área. Nós na FMUSP temos muito a aprender, principalmente a como não desestimular os alunos nas disciplinas básicas da Cidade Universitária, mas pelo contrário, motivar o desenvolvimento de vínculos com outras faculdades e facilitá-los.
O mais legal foi ouvir um bom professor dando essas sugestões... E para essa matéria, na FMUSP nós somos todos alunos.
Para quem ainda não viu o discurso, os links seguem:
Texto do discurso no NEW YORKER.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário! Caso prefica entrar em contato por e-mail: contact@uspharvard.com
Grande abraço,
Lucas :)