"No final, tudo se resume a gente... "
Marcel Telles
A oportunidade de pesquisa com o professor John Godleski, da escola de Saúde Pública de Harvard (http://www.hsph.harvard.edu/faculty/john-godleski) surge como um desafio intelectual e acadêmico para os estudantes, com quem irão pesquisar os efeitos quantitativos da poluição do ar em humanos, a fim de fortalecer o conhecimento científico acerca de seus efeitos concretos na saúde, possibilitando maior eficiência em gestão política, econômica e social.
O laboratório de pesquisas do professor Paulo Saldiva e colaboradores é responsável pela importante projeção internacional da Faculdade de Medicina da USP no tema “poluição do ar”, sendo que o intercâmbio para Harvard objetiva trazer formação técnica e acadêmica para complementações das pesquisas brasileiras.
O Brasil está em posição privilegiada de pesquisa, pois São Paulo é um laboratório a céu aberto, possibilitando pesquisas únicas em poluição do ar relacionadas a combustíveis especificamente brasileiros como o álcool da cana.
Talvez um dos maiores desafios do Brasil no futuro será criar capital humano brasileiro capaz de interpretar e atuar em temas relacionados a recursos energéticos. Esse intercâmbio pretende complementar a formação desse capital, pois no final, tudo se resume a gente...
Obs.: Veja também outros textos através do ARQUIVO DO BLOG, localizado na guia à esquerda desde texto. Itens como "Origens da parceria" e "Professores Envolvidos".